A época da competição nacional acaba de começar em França, com o lançamento do GPO em Angerville, no passado fim-de-semana de 28 & 29 de Março de 2009. A Fundação Julie Tonelli pela Infância, renovou a sua colaboração com a FFSA, no âmbito do Campeonato de França. Graças ao dinamismo do promotor da série, Thierry Germanovitch, a Fundação Julie Tonelli para a Infância, beneficiou de uma grande visibilidade sobre o circuito com, nomeadamente, magníficas borboletas cor de rosa gigantes a preencher os espaços verdes, no coração da pista de Angerville. Os pilotos inscritos no GPO jogaram formidavelmente o jogo, pois quase metade do grupo portava os autocolantes Julie Tonelli.
Nos "Minimes", Dorian Boccolacci e Anthony Coudert, defrontaram valorosamente a concorrência. Dorian terminou no segundo lugar da pré-final de Sábado, após ter conseguido o 3º lugar nos treinos cronometrados. Ele assevera, com um magnífico 3º lugar, na final de Domingo. Anthony manteve-se constantemente entre o 3º e o 4º lugar no Domingo, falhando por pouco, a sua subida ao pódio. A categoria "Cadet" foi dominada por Anthoine Hubert, que deixou apenas migalhas aos seus adversários. Logicamente, ele conquistou o Troféu de França. Enzo Marchetti também se destacou no 1º dia, ao classificar-se por duas vezes, em 3º da pré-final e da final.
Na KF3, os Espanhóis Carlos Gil e Victor Colomé não se deslocaram apenas para fazer boa figura. O primeiro citado já era conhecido, mas foi o segundo quem mais se destacou em Angerville. Victor venceu a pré-final e a final de Sábado, conquistando depois dois segundos lugares no Domingo, após uma luta renhida. Carlos não teve muita sorte : os seus resultados foram contrariados por um certo número de problemas. O Suíço Michael Heche brilhou frequentemente nos pelotões da frente, mas também não foi poupado às dificuldades. Ele deverá ser um sério cliente no decorrer da época. O Francês Tanguy Carel demonstrou a sua grande capacidade ao enfrentar os melhores e deverá poder confirmar proximamente, o seu potencial.
Pletora de favoritos na KF2 com, nomeadamente, Brandon Maïsano, LoÏc Réguillon, David Da Luz ou Guillaume De Ridder. Os dois primeiros foram recompensados desde Sábado, ao efectuarem um magnífico duelo. Vencedor, Brandon é superior a Loïc na final. O Português Da Luz, mostrou a sua facilidade em combinar velocidade e fiabilidade. Na final de Domingo, a vitória foi para o Britânico Sam Snell, após o acidente que prejudicou bastante Maïsano e Réguillon, à partida. Se Loïc conseguiu alcançar a 6ª posição, Brandon não conseguiu ir para além da 10ª. Da Luz marcou pontos importantes, ao subir mais uma vez ao pódio. Guillaume De Ridder provou estar agora perfeitamente à vontade na KF2, chegando às portas do top 3.
A luta foi intensa na KZ2, categoria onde não faltaram os golpes de teatro. As corridas poderiam ter permitido de opor o recente Campeão de França, Thomas Mich, o seu sucessor, Anthony Abbasse e o talentuoso, Norman Nato. Mas Thomas não pôde lutar pela vitória : chassi inadaptado às condições, depois um acidente no Sábado, excelentes desempenhos, mas abandono na volta de aquecimento para a final de Domingo. Infernal fim-de-semana ! Em contrapartida, o duelo foi bastante renhido entre Abbasse e Nato. No Sábado, Norman venceu a pré-final e Anthony a final. O dia seguinte foi ainda mais favorável ao jovem Nato, que finalmente conseguiu uma grande vitória, bastante esperada na final, na sequência de um taco a taco de 15 voltas com Abbasse. Reputado piloto automóvel (3º na LMP2 das 24 Horas de Mans 2008), Pierre Ragues não esqueceu no entanto o karting. Ele reencontrou as alegrias do pódio, com o seu 3º lugar na final de Domingo. Por último, de assinalar o bom comportamente de Mathias Gallepe, na sua nova equipa : pódio no Sábado e uma grande recuperação na final de Domingo.